A invasão dos tablets

02/11/2011 19:19
Por Ana Cristina e Roberta Lima
 
No último dia 27, a empresa de processadores mais famosa do mundo, a Intel,  apresentou um tablet feito especialmente para os estudantes brasileiros.  O Intel Learning Series Tablet possui um sistema antifurto, permite o controle dos pais e colaboração em classe, além de ser resistente a quedas em um visual que atrai, e muito, a atenção dos jovens.
 
A proposta do novo tablet é a interação entre alunos e professores, deixando os aparelhos integrados full time. Com isso, o educador tem condições de transmitir os exercícios e acompanhar o que os alunos estão fazendo. A expectativa é que os aparelhos sejam montados no Brasil e que a novidade esteja no mercado até o fim de 2012.  O preço ainda não foi definido.
Desde o início do ano, o assunto tablets vem tomando o cenário tecnológico nacional. Muito se tem ouvido falar sobre esse aparelho portátil com diversas funcionalidades. Mas diversas perguntas permanecem na cabeça do consumidor: Afinal, o que é um tablet? Para que serve? É só mais um computador portátil?  E o Descancando abacaxi explica agora tudo pra você.
 
Estes aparelhos mega portáteis chegaram para inovar o perfil da informática. Com sua tela sensível ao toque (touch screen), permite que usuário tenha uma maior experiência com o aparelho além de facilitar o acesso aos comandos. Muito utilizado para favorecer um vasto campo da multimídia, o tablet pode ser usado para ver vídeos, jogar games e ler livros e documentos. O aparelho também permite acessar a internet e fazer downloads de aplicativos diversos, tanto para entretenimento quanto para trabalhos mais complexos.
 
Para aqueles que desejam utilizar os pequenos portáteis para trabalhar é possível sim, porém o bom desempenho irá depender do tipo de tarefa a ser executada. Se o seu trabalho exige uma constante leitura de emails, arquivos de textos ou mesmo apresentações um tablet irá atender perfeitamente. Trabalhos mais complexos como edição de vídeos e imagens também podem ser realizados, porém a configuração precisará atender as necessidades do usuário. Mas, se o seu trabalho exige a digitação de longos textos, a tela sensível ao toque não é a ideal.
 
Sem olhar para marcas, e sim para o produto em si, podemos analisar que estes aparelhos possuem diversas configurações e uma grande variedade de preço. Por isso é importante procurar bem antes de adquirir um brinquedinho destes. 

 

 

Para descobrir se você realmente precisa de um veja se as vantagens abaixo atendem às suas necessidades.

 

  • Mobilidade: são pequenos e leves, podendo ser carregados para qualquer lugar e cabem na mochila ou bolsa pequena, bem, escondidos. Ideal para quem viaja de metrô ou ônibus todos os dias e que precisa levar seu aparelho para o trabalho.
  • Praticidade: nos modelos atuais, além de exercerem a função de computadores ultraportáteis, os tablets funcionam também como smartphones vitaminados.
  • Facilidade: a tela de toque realmente torna as coisas mais simples e diretas – bastam poucos toques na tela para acessar o que quer que seja!
  • Diversão: Sua melhor função, com um tablet, você pode assistir a filmes, ler livros ou revistas, ver TV ou curtir suas músicas favoritas. Existe ainda uma grande quantidade de games sendo criada para tablets.
  • Aplicativos: Existem milhares de apps para todas as ocasiões, como texto, vídeo, troca de arquivos, redes sociais, mensagens, email, cálculos complexos, jogos, mapas etc. A lista é bastante extensa e cresce a cada dia, pagos e gratuitos.
 
Se a resposta for sim, comece já a sua pesquisa pelo modelo adequado e boas compras!