Horário de verão muda comportamento do brasileiro

30/10/2011 17:50
Por Carolina Souza e Domenica Andrade
 
Quem não percebeu as pessoas um pouco mais irritadas do que normalmente nesse início de semana? Pois é, não foi só o fato de ser a segunda-feira, mas o mau-humor aflorado tem haver com o horário de verão que entrou em vigor em alguns estados do Brasil na noite do último sábado. Mas, espera um minutinho... Será que essa pequena mudança não pode causar problemas maiores?
 
Segundo Rosilene Silva, 30 anos, as pessoas se sentem menos seguras nessa época. “Saio de casa para trabalhar às cinco da manhã. Está tudo escuro. Fico com medo de alguém se aproveitar dessa situação para assaltar os trabalhadores que saem muito cedo de casa. Só gosto do horário de verão nos finais de semana!”, desabafa.
 
 
Temos que ficar atentos, pois além das mudanças biológicas, ainda devemos nos preocupar com a violência. Alguns especialistas dizem, que para a maioria das pessoas, o horário de verão representa muito mais do que simplesmente adiantar os ponteiros dos relógios. Essa mudança pode trazer mal-estar, dificuldade para dormir, alterações de humor e até de hábitos alimentares.
 
Então vamos acalmar os hormônios, deixar essa semaninha mal dormida passar e tudo voltar ao normal. Até porque, isso é sinal que falta muito pouco para que nossos dias sejam ensolarados e de praia.