Festival mais carioca que existe

19/10/2011 17:38

 

Por Diogo Jovi e George Maxi

 

Mais uma vez a Cidade Maravilhosa se torna palco de um grande evento internacional, o Festival do Rio 2011. O evento será realizado principalmente no Armazém do Cais do Porto com a RioMarket, e em outros lugares espalhados pela cidade. Além da exibição de filmes, o evento que ocorre entre os dias 6 e 18 de outubro, contará com palestras e debates com atores e diretores, workshops e a tão aguardada entrega dos prêmios.

Do ano passado até os dias de hoje, o Rio de Janeiro foi o cenário de 100 produções estrangeiras, o que dá destaque ao município integrando-o no circuito cinematográfico mundial. Com isso, o Brasil ganha cada vez mais espaço nas telonas, com grandes produções conhecidas no mundo todo, como Cidade de Deus, Carandiru, e claro, o aclamado, Tropa de Elite. O longa, que contou com a participação de uma equipe americana na produção dos efeitos especiais, chamou a atenção com sua seqüência eletrizante, fazendo com que o Tropa de Elite 2 se tornasse o representante brasileiro no Oscar 2012.

Durante os 12 dias do festival, diversos filmes de diferentes nacionalidades serão exibidos e premiados. Os destaques desta edição são: “A pele que habito”, longa de Pedro Almodovar, o documentário “Raul”, de Walter Carvalho, e a produção nacional “O pallhaço”, estrelado, dirigido e roteirizado pelo ator Selton Melo. O evento também mostrará o panorama do cinema mundial.

Desde 2007, o Festival do Rio já registrou mais de 1 milhão de espectadores em todas as suas edições. O objetivo é fazer com que o carioca seja inserido no mundo do cinema, conhecendo mais do cinema nacional e ainda experimentando produções internacionais e novas culturas mostradas através da telona.