Enem: mais do mesmo

03/11/2011 16:08
Por Gabriele de Souza e Igor Vicenzi
 
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM foi realizado nesse último final de semana (22 e 23 de outubro) com 5,5 milhões de inscritos em 1.600 cidades e como nos anos anteriores causou problemas aos candidatos em todo o país. As principais reclamações foram à falta de clareza de informação referente ao local de prova e a demora na entrega do cartão de confirmação devido a greve dos correios.
 
Não é a primeira vez que problemas desse porte acontecem. Em 2009, um funcionário da gráfica responsável pela confecção da prova, foi pego em flagrante com exemplares do exame. Já em 2010, candidatos afirmaram que a facilidade para colar era muito grande. Casos como estes, fazem com que a credibilidade da prova seja afetada.
No ano de 2011, alguns candidatos atrapalharam a realização da prova com uso indevido de celular e acabaram sendo expulsos do exame. Em alguns locais, houve grande tumulto causado por quem não conseguiu chegar ao local de prova antes do horário previsto para o fechamento dos portões. Houve grande reclamação também pela falta de preparo dos fiscais de prova que em muitas salas, não alertavam sobre o tempo de prova.
 
Nessa semana, um estudante do colégio Christus (CE) compartilhou em uma rede social fotos de cadernos de questões que teriam sido distribuídos pelo colégio antes do exame. O caderno  contem pelo menos 11 questões idênticas às das provas realizadas esse ano. O Ministério da Educação afirmou que "não houve vazamento da prova" e que acionou na manhã desta quarta-feira (26) a Polícia Federal para investigar o caso. Por fim, ficamos na torcida de que, em alguma edição, o exame transcorra sem problemas.