Vantagens da compra coletiva

17/11/2011 14:48

 

Por Ana Soares e Roberta Lima
 
Recentemente foi divulgado que o site líder mundial de compras coletivas, Groupon, está avaliado em mais de 13 bilhões de dólares. A página foi criada em 2008 por e logo em seguida recebeu um  investimento no valor de um milhão de dólares. Nos dois anos seguintes o Groupon registrou um crescimento extraordinario, chegando a receita de 500 milhões de dólares só em 2010.
 
Mas afinal o que são as famosa compras coletivas? Como funcionam? Vamos descascar esse abaxi agora para você.
As compras coletivas são uma modalidade de negócio aonde o site envia para seus usuários inscritos diversas ofertas de até 90 % de desconto. A venda acontece quando  houver um número mínimo de compradores, que varia de acordo com o produto anunciado. Para o cliente a vantagem de comprar através desta modalidade são os inúmeros descontos e ofertas variadas, enquanto as empresas ganham e um vasto ambiente para fidelização das marcas.
 
Embora os benefícios que essa nova modalidade de negócio oferece sejam inegáveis, o descascando abacaxi alerta quanto a esta prática. É importante que o consumidor esteja bem atento quanto a idoneidade da empresa ofertante e o que ela faz para proteger as informações do comprador. O sucesso deste tipo de modalidade de compra é fato comprovado, mas, não raramente acompanhamos na mídia consumidores que adquirem uma mercadoria, e recebem no lugar do produto um tijolo ou outro objeto inusitado.
 
Na família Saloto as opiniões estão bem divididas. Para Dêdina Saloto as compras coletivas só vem agregar vantagens, segundo a dona de casa a comodidade e o preço são os maiores atrativos. Já para Nivaldo os sites ainda não apresentam uma confiabilidade aceitável, opinião compartilhada por seu filho Alex, que embora integrado na era digital ainda preza a compra tradicional e a negociação “olho a olho.

 

 

 

Para ajudar os leitores na próxima compra, apresentamos algumas dicas para não cair nas temidas ciladas virtuais:
  • É necessário buscar o histórico de ofertas do site, para ver se todas as promoções foram vendidas com sucesso, e se o portal já está ativo há algum tempo;
  • Verifique em sites, fóruns e blogs o que estão falando sobre o portal em questão, para ver se os comentários são positivos ou negativos;
  • Procure o histórico do anunciante da oferta: se o atendimento é bom, como é o produto que está sendo oferecido, datas possíveis para agendamento de serviços, reservas, entre outros;
  • Busque sites de compras mais estabelecidos no mercado e mais conceituados;
  • Escolha sites que tenham sistema de segurança (cadeado no navegador e selos de segurança são alguns indícios), para não ter problemas com seu cartão de crédito ou com sua compra.