Banda larga do Brasil é uma das piores do mundo

25/10/2011 04:10
Por Ana Cristina e Roberta Lima
 
De acordo com pesquisa realizada pela Conferência das Nações Unidas, sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Brasil possui a pior e mais cara banda larga do mundo. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira, 19, pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br).
 
O custo do megabit no Brasil está estimado em R$ 54,79 enquanto no Quênia o valor é aproximadamente R$8. Grande parte da população é obrigada a navegar aos trancos e barrancos da conexão discada. Famosa por não atender as necessidades do usuário e ocupa a linha telefônica. Tais circunstancias obrigam o usuário a navegar de olho no relógio, já que a taxa é cobrada por hora. Por esse motivo as pessoas acabam procurando e ficando a mercê das Lan Houses para navegar com mais rapidez.
 

 

A publicidade que envolve o consumidor está longe de atender as necessidades do cotidiano de alguns internautas. Em alguns bairros esses serviços não chegam e nem tem previsão quando a instalação será feita.
 
Para Ricardo Melo, morador do bairro de Bangu, acessar a internet requer 2 linhas telefônicas. “Na minha casa preciso ter uma linha telefônica só para internet e a outra para o telefone residencial. O serviço não chega aqui no meu bairro. Infelizmente ainda não temos acesso banda larga”, lamenta ele.
 
Fica claro que a distribuição é desigual. O governo estima que a banda larga fixa levará quatro anos para sair dos atuais 11,03 milhões para 18,3 milhões de conexões. Isso equivaleria a menos de 10 % da banda larga que Argentina e Chile já têm hoje. Com o Plano Nacional de Banda Larga, o governo pretende oferecer 20 milhões de novas conexões espalhadas pelo país. Sendo assim, o Brasil chegaria em 2014 com cerca de 40 milhões de acessos, uma aquisição de quase de 20% superior aos dias de hoje.