Alérgicos sofrem com a chegada da primavera

01/11/2011 16:37

Por Carolina Souza

 

Estamos na primavera. Essa é a estação das flores! É quando os jardins ficam mais bonitos, as árvores mais verdes... tudo maravilhoso. Tudo maravilhoso? Não para aqueles que sofrem com processos alérgicos, principalmente com as alergias respiratórias. Nessa época, as crises ficam mais acentuadas, tornando-se ainda mais agressivas em função do pólen contido nas flores (ele é espalhado no ar por alguns pássaros e pelo vento) e da inversão térmica.

 

Com a baixa umidade do ar, podemos perceber um maior número de espirros, tosse e alergias na população em geral. Com o aparecimento de muitas flores, o clima mais seco e as mudanças de temperatura, o sistema imunológico de uma pessoa alérgica fica ainda mais exposto às doenças. As alergias respiratórias são altamente incômodas e podem persistir até a virada do ano. As doenças mais comuns são: asma, rinite, bronquite, conjuntivite, sinusite, entre outros problemas. É muito importante lembrar que, embora os sintomas sejam parecidos, a gripe é muito diferente da rinite alérgica. A gripe é causada por vírus (ocorrendo a febre) e a rinite alérgica é um processo inflamatório da mucosa nasal. Muito cuidado com os diagnósticos errados e com a automedicação.

 

Além da gripe, outras doenças podem ser confundidas não só com a rinite, mas com outros tipos de alergias. Segundo a pensionista Wilma Carvalhido, de 80 anos, a alergia dela foi confundida com um problema cardíaco. “Minha médica disse que a tosse que eu tenho poderia ser de algum remédio que tomo ou de algum problema no coração. Fiquei muito preocupada. Fui em outro médico que detectou rinite alérgica. Não tomo nenhum remédio, mas nessa época, fica pior”, conclui.

 

 

Alergia não significa falta de defesa, mas sim uma defesa exagerada do organismo. O sistema imunológico da pessoa alérgica consegue interpretar quando uma substância é tóxica e impede sua entrada. Fique de olho nos sintomas mais comuns: espirros em sucessão, coriza e congestão nasal. Algumas pessoas podem ter falta de ar, chiado no peito e vermelhidão nos olhos.

 

Como não podemos evitar a primavera, aí vão algumas dicas para amenizar os sintomas dos alérgicos e evitar que essa estação seja a causa de tantos incômodos:
  • Beber muita água;
  • Forre colchão e travesseiro com capa impermeável;
  • Retire tapetes e carpetes da casa, principalmente do quarto do paciente;
  • Limpe a mobília da casa com pano úmido com freqüência superior a uma vez por semana;
  • Retire as cortinas, substituindo-as por persianas, que são facilmente limpas com pano úmido ou, em caso de cortinas de tecido leve, lave-as a cada 15 dias, no máximo;
  • Mantenha sempre a casa arejada e ensolarada;
  • Evite estofados recobertos com tecido;
  • Evite ter animais de pelo como cão, gato e outros ou evite a presença dos mesmos dentro de casa ou no quarto do paciente;
  • Não fume dentro de casa;
  • Cobertores devem ser substituídos por edredons que possam ser lavados quinzenalmente;
  • Evite, dentro do quarto, objetos que acumulem poeira como livros, revistas, brinquedos de pelúcia, caixas e quadros;
  • Evite cheiros fortes no domicílio como de tintas, solventes, inseticidas, produtos de limpeza entre outros.