Poluição Urbana e suas trágicas conseqüências

17/11/2011 04:05
Por Viviane Rosas e João Ximenes
 
O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia, aproximadamente 1 bilhão de toneladas de gás carbônico por ano, e quase 5.9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento são despejados por dias em rios e mares nas oitenta e uma maiores cidades do pais. E tudo isso tem impacto na natureza.
 
Com expansão populacional dos últimos anos a poluição vem aumentando, pois, os projetos urbanos não conseguiram acompanhar na mesma medida o crescimento das cidades. O que nos remete a fatos como falta de saneamento básico, cerca de 25 milhões de lares brasileiros não possuem ligações com a rede coletora de esgoto segundo IBGE. O excesso de lixo produzido e a falta de coleta adequada. E os gases poluentes emitidos no ar aumentam o efeito estufa e afetam a respiração das pessoas.
 

 

O solo é a camada superficial da crosta terrestre e quando poluída prejudica a produção de alimentos e pode atingir lençóis freáticos. Os principais responsáveis no meio rural são os agrotóxicos e fertilizantes que lançados nas plantações atingem o solo acumulando resíduos químicos que prejudicam a qualidade dos alimentos. E nas regiões urbanizadas são os aterros sanitários, apesar de serem revestidos com telas impermeáveis ou argila para não transmitir os resíduos e líquidos produzidos da decomposição dos materiais o que poderia ser minimizado com a reciclagem?
 
As águas são basicamente atingidas pelo despejo de esgoto domiciliar sem tratamento, lixos e dejetos industriais. Essa pratica contribui para a mortalidade de espécies aquáticas, aumenta casos de doenças com diarréia, hepatite, esquistossomose e febre tifóide. Além disso, desastres como enchentes são ocasionadas pelo transbordo de canais e rios que por causa da sujeira não tem como escoar a água.
 
O ar tem como vilões a queima de combustíveis fósseis como petróleo e carvão são utilizados nos processos industriais e nos automóveis e as queimadas das matas. Com isso são lançados na atmosfera grandes quantidades de dióxido e monóxido de carbono. O que tem gerado problemas para a saúde humana como doenças respiratórias (bronquites, asma, renite, alergias e infecções nos olhos) que afetam milhares de pessoas todos os anos. Sem esquecer o prejuízo causado no clima, que vem aumentando a temperatura do planeta e com isso elevando o nível dos oceanos.
 
Tudo isso nos afeta diretamente e não é mais uma questão do futuro. O governo tem sua parcela de culpa na infra-estrutura disponibilizada a população e a falta de fiscalização nas empresas. Mas e as pessoas que jogam resíduo nas ruas e rios? Que queimam folhas e plantas? É uma questão de educação e consciência ambiental, pois nós mesmos estamos sofrendo as conseqüências. Mas qual a solução para tudo isso? Você faz sua parte?

 

Tempo para decomposição de alguns materiais na natureza

  • Garrafa de vidro: 400 anos ou mais              
  • Garrafa de plástico: mais de 100 anos
  • Lata de refrigerante: 10 anos
  • Chiclete mascado: 5 anos
  • Papel: 3 meses