Vacina contra a Dengue pode ser realidade em 2014

03/11/2011 16:26
Por Sabrina Nunes e Rosana Cristina
 
No país já está sendo testada uma vacina contra a dengue em seres humanos. Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória são as capitais brasileiras que participam das pesquisas. Outros países latino-americanos e asiáticos, onde a dengue também é uma epidemia, vão analisar os dados em conjunto com o Brasil. Em testes anteriores, o medicamento demonstrou ser seguro para a saúde.
O estudo tem a participação de voluntários com idades entre 9 e 16 anos que são acompanhados de perto por uma equipe médica enquanto fizerem o tratamento. Se for aprovada, o laboratório pretende colocá-la no mercado em 2014.Com o risco iminente de um surto de dengue acontecer no Estado do Rio de Janeiro, o Governo lançou  uma campanha: Rio Contra Dengue. O movimento tem por objetivo fazer com que a população verifique em suas casas todos os possíveis focos em apenas 10 minutos por semana.
 
No último dia 22 de outubro, teve início a ação Guerreiros Contra a Dengue para o verão 2011/2012, em 13 municípios do Rio de Janeiro. O mutirão conseguiu mobilizar agentes, voluntários e funcionários do Estado e de várias prefeituras. No percurso, casas e ruas foram verificadas e focos foram eliminados. Ao londo do dia, mais de 16 mil domicílios foram vistoriados e mais de 3 mil capas em caixas d’água foram instaladas.
Para Alexandre Chieppe, porta-voz da Secretaria de Saúde, que é superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, o envolvimento de todos na luta contra a dengue é muito importante. “Também somos parceiros da Secretaria de Educação. Achamos importante inserir esse conteúdo nas escolas. A gente acredita que combater a dengue é uma ação de cidadania e deve fazer parte da formação da consciência das crianças”, afirmou Chieppe.

 

De acordo com o site G1 atualmente o único método de prevenir a transmissão do vírus é agir sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor, utilizando inseticidas (fumacê) ou com a eliminação dos criadouros (água parada).

 

Segundo assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil foi lançado um Plano de Combate à Dengue para o Verão de 2012. Ele está focado em três vertentes: prevenção, assistência à população e coordenação das ações. Dentre tais ações o que se destaca é o treinamento específico para diagnóstico precoce da doença, que já foi ministrado para cerca de 4 mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos. E a oferta de serviços que será ampliada, com 30 polos de hidratação para atendimento a quem precisar, sendo em dez deles o funcionamento será de 24 horas. Ainda de acordo com a  SMSDC as unidades vão estar distribuídas por todas as regiões da cidade.