Cartão benefício gera polêmica...

17/11/2011 17:37

Por Diogo Jovi e Jorge Luis

 

A Secretaria de Estado de Educação, a Seeduc, disponibilizou este ano para os professores da rede estadual de ensino o Cartão auxílio qualificação, mais conhecido com “cartão cultura” com o valor de 500 reais para que pudessem utilizar em atividades culturais, como ir ao cinema, teatro e shows, ou investir em sua formação. Sendo assim uma espécie de valorização profissional para que os docentes possam fazer algo para melhores seus conhecimentos. A grande reclamação dos professores é o baixo salário, já ouve passeata com direito a tumulto e gente presa. Para ”amenizar” a situação constrangedora.Resolveram lançar este benefício, porém, nem tudo são as mil maravilhas...

 

O cartão foi fornecido pelo banco Itaú e foram investidos cerca de R$25 milhões no projeto. Porém, este benefício não está sendo utilizado da maneira correta. Segundo a professora de português Maria José, que dá aula há 5 no colégio do Estado, alguns docentes fazem compra de eletrodomésticos, sapatos, entre outras coisas, ao invés de utilizar o projeto naquilo que ele realmente propõe. “O governo ofereceu esse cartão para que os professores pudessem usar em atividades culturais, mas tem muita gente que não está fazendo isso. Enquanto isso, eles usam para suprir suas necessidades”, afirma Maria José.

 

Um problema no sistema do banco Itaú fez com que os cartões ficassem bloqueados em Julho, gerando várias reclamações junto a Seeduc. O cartão cultura foi suspenso após um mês de uso, mas há a possibilidade de que o projeto seja retomado em, ainda sem data prevista. As grandes questões são: será que isso é uma espécie de “esmola para os docentes”, e fazem isso para não aumentar seus salários? De tempos em tempo os professores fazem paralisação por melhorias em seus salários para que assim possam fazer atividades culturais já que muitas vezes custa caro. Eles estão errados por usarem este “benefício” que ganharam da forma que acharem melhor? São perguntas em que as respostas ficam sem explicações inúmeras vezes. Nem todos os professores têm condições de investir em atividades culturais como música, teatro cinema, ou até mesmo comprar um livro pra sua formação. Resta sabe saber se no próximo ano as coisas irão continuar assim ou  tudo muda fazendo todos ”sorrirem”.