A culpa é de quem?

17/11/2011 16:32

Por Carolina Souza e Domenica Andrade

 
Não é novidade para ninguém que a situação dos trens da Supervia, vai de mal a pior a cada dia. Quem não lembra do caso onde os passageiros foram tratados na base da chibata? A novidade agora, é que os policiais encontraram uma solução rápida de resolver o impedimento das portas durante a viagem, devido a superlotação. O remédio, aplicador, é a prisão de passageiros. Quatro foram detidos, quatro levados para a delegacia do bairro de São Cristóvão. De acordo com a Polícia Civil, a ação visava combater a prática de pessoas que impedem o fechamento das portas dos trens.
Questionada em relação ao fato, a administradora Adriana Leal, que utiliza o transporte diariamente, diz ser um absurdo a concessionária jogar uma responsabilidade  como essa para o usuários.
 
Não é de hoje que as companhias que oferecem serviços ferroviários de trem são conhecidas por sua incapacidade administrativa, mas será que isso justifica que os passageiros venham ser levados detidos por tentarem entrar nos trens? Ou ainda, será que já não se tornou um costume dos usuários de andarem com as portas abertas?
 
O fato é quando a Supervia, tomará uma posição em relação aos serviços oferecidos? Mas, não podemos deixar de alerta os usuários, para que também façam sua parte. Travar as portas é crime , assim como está previsto no art. 132,”expor a vida e a saúde de ontrem a perigo é crime”, e  prevê pena de detenção de três meses a um ano. O que pode se discutir aqui nesse caso, é quem deve ser preso?